quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Atividade a Distância- Edublogs Institucionais: Qual o valor do texto?

No encontro de hoje a tarde pudemos refletir individualmente o papel dos edublogs institucionais das nossas escolas. Vimos que um blog pode assumir os mais diversos formatos e ser útil nas mais diferentes atividades e objetivos.
Numa tentativa de socializar nossas impressões sobre os sites de nossas escolas, proponho que cada um transforme seu parecer em uma avaliação mais concreta.

Essa avaliação deverá ser publicada aqui no Print16 na forma de um texto e você escolhe o gênero: você pode ser comedido e prático publicando uma redação, poesia ou hipertexto recheados de fotos, ou ser audacioso e brincar com áudio, vídeo e tantas outras possibilidades.

Quem terá a avaliação mais visualizada?

Podem tirar dúvidas pelo meu contato no Facebook clicando aqui.
Também quero agradecer a todos pela atenção e presença hoje aqui na EEBSJB e segue abaixo os questionamentos que devem orientar sua reflexão:

  • QUAL A MÉDIA DE VISITAS AO MÊS? 
  • QUAL A MÉDIA DE PUBLICAÇÕES AO MÊS?
  • QUAL O OBJETIVO DO BLOG DA MINHA ESCOLA? É APENAS ORGANIZACIONAL?
  • COMO AVALIO O LAYOUT?
  • COMO AVALIO A QUALIDADE DOS TEXTOS? ELES ENVOLVEM O LEITOR?
  • O VOCABULÁRIO QUE USO É FAVORÁVEL AO PÚBLICO ALVO?
  • QUAL PROCESSO CRIATIVO USO PARA ELABORAR OS TEXTOS?
  • O BLOG DA ESCOLA PODE ATENDER A QUAIS NECESSIDADES DA MINHA ESCOLA?
  • OS SEGMENTOS DA ESCOLA LEGITIMAM O BLOG?
  • QUAIS OS DESAFIOS GERENCIAS PARA A GESTÃO DO BLOG DA MINHA ESCOLA?


24 comentários:

  1. http://cejabrusque16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    O vídeo da avaliação foi publicado no Blog do CEJA no dia 01/10/2014 às 09:50.
    Atenciosamente,
    Ancelmo

    ResponderExcluir
  3. Não começarei pela média de visitas, pois o nosso Blog não é muito curtido. Vejo que os alunos só se interessariam se lá tivesse os seus trabalhos expostos, além de fotos com acontecimentos escolares que participaram. Não querendo ser muito crítico, mas os melhores acontecimentos são desenvolvidos com alunos do ensino fundamental I e II e pré-escolar que estudam no período diurno. Sendo assim, fica bem mais fácil o acesso de fotografias desses trabalhos ou eventos os professores que trabalham no mesmo período dos alunos. Já pedi para passarem algumas fotos para eu poder anexá-las no Blog, mas não fui atendido ainda. O que fiz no início desse ano foi anexar o endereço do Blog da escola na sala de informática para que os alunos avistassem, entrassem e comentassem sobre o mesmo. Sei que a escola fez durante esse ano muitas atividades pedagógicas com todos os alunos do período diurno, mas infelizmente muito pouco foi postado no Blog deixando a desejar. O objetivo da utilização do Blog em nossa escola está sendo para apenas divulgação de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos e professores, mas poderia servir como ferramenta de aprendizagem, onde os alunos ao acessar o Blog poderiam opinar, dar sugestões de atividades ou até mesmo desenvolver atividades utilizando o mesmo. Referente o Layout da página do Blog, ou seja, a disposição é de bastante facilidade com que os alunos e funcionários da escola têm acesso aos conteúdos, fotos, vídeos ou outros. Apesar dos textos serem curtos, apenas frases se torna mais fácil o acesso a leitura por parte dos alunos e funcionários da escola. Pois, bem se sabe que os jovens preferem mais é visualizações de fotos e vídeos do seu cotidiano escolar. Esses textos são desenvolvidos como tópicos relacionados as fotos postadas ou atividades desenvolvidas pelos alunos, onde acabam lendo para compreensão dos mesmos. O Blog atende a todas as necessidades de uma escola, sendo bem divulgada e com Layout que envolva a criatividade dos alunos, pedindo sugestões, deixando críticas por lado dos alunos e demais funcionários, além de conter atividades pedagógicas do dia-a-dia dos alunos. Hoje vejo como maior desafio do Blog da nossa escola o pouco acesso que tenho das atividades, fotos ou vídeos desenvolvidos pelos professores do período noturno, pois são a maioria do período diurno e que o monitor da sala de informática desse período que deveria postar no nosso Blog, onde que acontecem poucas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo que é complicado buscar conteúdo para o blog. Principalmente quando nossos professores não colaboram dizendo que não tem material. Eu tento criar a notícia (nem sempre é possível.
      O que é mais factual vai apenas para o Facebook e o que eu consigo explorar e desenvolver mais eu mando pro blog.

      Excluir
    2. Olá Leomar,

      Como você mesmo disse, o Blog não serve apenas para divulgar atividades e eventos da escola, mas também para produzir atividades pedagógicas interativas.

      Excluir
  4. Nosso blog possui uma média de visita mensal de 760 visualizações da página, e sua média de publicações é de 15 ao mês.
    O objetivo do blog em nossa escola é ofertar aos alunos um site de referência, onde eles possam encontrar jogos educativos, datas comemorativas e atividades desenvolvidas desde o ensino infantil até o ensino médio, atendendo assim diversas necessidades da escola.
    Avalio o layout como tradicional, onde de maneira fácil e simples o aluno conseguirá se localizar e encontrar o que deseja.
    O texto é escrito de maneira com que todas as faixas etárias consigam compreender, uma linguagem clara e que faça com que o leitor se interesse pela leitura.
    Os desafios gerenciais do blog é mantê-lo sempre atualizado e fazer com que esteja sempre no interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer do blog uma referência para a comunidade é um grande desafio. Imagino que tenha muita parceria na escola.

      Excluir
  5. Postei minhas considerações no blog institucional de nossa escola, através de uma apresentação eletrônica e passado para o slideshared.

    http://eebplidialealgomes.blogspot.com.br/

    Segue abaixo minhas considerações:

    Nos tempos atuais é preciso que o professor esteja sempre atualizado... Ligado as novas modernidades, as novas tecnologias. É preciso que ele esteja atento a realidade , aberto as novas descobertas , conhecendo as novas ferramentas que podem ser usadas a seu favor e dos alunos , e o universo virtual é uma nova arma que o professor sabendo usar , faz com que suas aulas tornem-se mais interessantes e atrativas aos olhos dos alunos , além de que faz com que o aluno perceba o prof. como um aliado; um blogueiro que gosta das mesmas coisas que ele.
    É importante o Blog na escola, pois o professor e alunos tornam-se mais parceiros, a aprendizagem ocorre de forma mais atrativa, do jeito que todos gostam (pois este é o mundo da juventude-virtual ), divulga o trabalho tanto de professor, quanto de alunos, ocorre trocas de experiências, e ainda pode ocorrer maior participação dos pais nas atividades dos alunos, pois estes podem acompanhar pela net o resultado do trabalho de seus filhos e da escola onde ele faz parte.
    Com a criação do blog, os alunos se sentirão orgulhosos de verem o resultado de seus trabalhos expostos, e os professores tem a oportunidade de trocar experiências, de fazerem com que suas aulas tenham mais aceitação e rendimento, e que a aprendizagem ocorra de forma a ser apreciada por todos.
    Hoje nosso blog está estruturado, porem ainda temos poucas postagens, pois foi criado uma página no facebook onde são colocadas as fotos e os eventos promovidos por nossa unidades escolar, o motivo de estar utilizando esta mídia social para divulgar resultou de uma pesquisa com os alunos para identificar qual ambiente virtual eles preferiam acessar, sendo que os pais em casa também, acessa mais o facebook do que o blog da escola.
    Com relação ao blog propus a utilização do mesmo para os professores publicarem textos e arquivos para que os alunos pudessem acessar e ler, alem de comentar e debater os temas abordados, mas são poucas as interações e a falta de interesse por parte de alguns professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner,
      É preciso insistir na prática de formação de professores na própria escola, fazendo com que estas ferramentas sejam divulgadas e exploradas.

      Excluir
  6. O objetivo do blog é divulgar e socializar os eventos e trabalhos dos professores e alunos, assim como, um pouco do histórico da comunidade e da escola.
    A qualidade dos textos presentes no blog é de fácil compreensão e o vocabulário é favorável ao público alvo. O Layout é tradicional, porém torna-se mais fácil para pesquisas.
    Um dos desafios gerenciais para a gestão do blog é manter as postagens de acordo com o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa escola possui dois blog que estavam desativados, houve uma certa dificuldade em conseguir reativá-los, pois ninguem sabia me informar qual email que foi cadastrado os blogs ou suas senhas, consegui apesar resgatar um deles, que por sinal é o mais antigo. Farei uma avaliação do que encontrei no blog já que foi reativado agora e não temos postagens ainda e o que pretendo fazer com ele até o término do ano.
    Este blog teve sua última pubilcação em 2008, e segundo os dados presentes nele, na época era bastante visualizado, possuindo cerca de 700 visualizações no total, teve cerca de apenas 2 meses de uso.
    Como a escola possui um facebook da gincana que acontece durante o ano inteiro, optanos no inicio do ano letivo em não usar blog. Porém, a gincana acabou e decidimos que seria interessante reativar o blog.
    Modifquei o layout do blog, tornando-o mais próximo dos modelos atuais de blog, é uma layout simples, claro e objetivo, pretendo com o tempo modificar algumas coisas e dar uma cara única ao blog. Como o ano está acabando quero deixar o blog pronto para ano que vem possa ser administrado desde o começo do ano letivo.
    A proposta do blog é publicar conteúdos providos pelos professores, alunos e direção. Buscando conteúdos que agrade principalmente nossos alunos, com uma linguagem clara e objetiva, com o uso de imagem e vídeos.
    Acredito que o blog, com um pouco de esforço inicial, pode entrar no cotidiano escolar e se tornar uma ferramenta muito útil para todos, servindo como meio de informação para noticiais em gerais, como para uso pedagógico.

    ResponderExcluir
  8. Incentivar o aluno a fazer parte da atividade proposta pelo professor com motivação, pois sua participação será valorizada através da divulgação no blog;
    Estimular os profissionais da educação a utilizarem o blog como ferramenta de divulgação de seus trabalhos;
    compartilhar idéias e experiências com os projetos perante a comunidade escolar;
    valorizar a Instituição Escolar no âmbito geral;
    contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  9. A “cara” do seu blog não é tão importante quanto o conteúdo que você colocará nele, principalmente se estamos falando em um edublog, mas dependendo do seu público ela pode ser também um requisito. Há muitos layouts disponíveis e você pode escolher aquele que julgar mais adequado. Vamos então nos ater ao conteúdo e ao pressuposto de que você quer dar um “uso pedagógico” ao seu blog.

    Um blog com fins pedagógicos, um edublog, é um blog destinado a algum propósito educacional. Então, o primeiro passo a ser dado é definir o objetivo do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como está o Blog de sua escola? Qual sua avaliação Fernanda?

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O blog da minha escola tem como finalidade divulgar trabalhos realizados na escola, são feitas postagens quase que mensalmente, mais apesar dos esforços o numero de visualizações é baixo, o layout da pagina é agradável e facilita a visualização, a qualidade dos textos precisa ser melhorado para se tornar mais atraente e competir com outras redes sociais existentes.

    ResponderExcluir
  12. Apesar do blog estar desatualizado desde maio de 2013.
    Na data de 03/11/2014 consta nas estatísticas 11 visualizações na data de hoje.
    06 visualizações na data de 02/11/2014 e 114 no mês de outubro de 2014.
    O total de visualizações desde sua criação é de 16.482
    Neste ano o blog ficou "esquecido", não utilizamos e também não divulgamos seu acesso.
    Com a grande repercussão da rede social Facebook, criamos uma página para a escola, e o blog acabou sendo "deixado de lado".
    O Blog mesmo desatualizado me surpreendeu que ainda é visitado.
    O layout é simples, os textos são curtos e diretos.
    A maior parte dos conteúdos para publicações, são fotos, por isso que o Facebook acabou tomando conta do espaço que antes era destinado ao blog.
    Precisamos reavaliar a utilização do blog pela nossa escola, e voltar a utilizar.

    Debora

    ResponderExcluir
  13. Por meio do blog, abre-se a possibilidade da troca de informações, propiciando um ambiente de interação entre trabalhos desenvolvidos por alunos, professores e escola.
    O objetivo do blog na nossa escola é fazer com que toda a comunidade escolar tenha um maior entrosamento, pois através do mesmo, se repassa todo trabalho desenvolvido dentro da escola.
    Para que essa interação venha a ocorrer, a escola fez um repasse do endereço do blog à comunidade escolar, possibilitando a família conhecer acerca deste trabalho. Quanto a divulgação de imagem, os pais no ato da matrícula assinam uma autorização.

    ResponderExcluir
  14. O blog da E.E.B Francisco de Araújo Brusque teve um total de 1191 visualizações mês passado e desde maio de 2006 até hoje recebeu mais de 58.000 visitas, porem é nosso dever trabalhar para aumentar as visitas ao nosso blog, mesmo sabendo que nenhum meio de comunicação atinge 100% do publico alvo.
    Há uma necessidade de chamar a atenção dos alunos através dos blogs, vejo que existe pouco interesse pelos textos, o que realmente chama a atenção dos alunos são vídeos e fotos, pois muitas vezes estão ligados a imagem deles mesmos. Como nosso blog tem por objetivo socializar as atividades realizadas na escola, conciliamos a imagem dos alunos com os trabalhos, pois é isso que gera a curiosidade e o interesse.
    Nossa média de publicação fica em torno de 6 postagens ao mês, porem é lamentável que muitas de nossas publicações não tenham textos complexos explicando melhor o trabalho exposto, mesmo que uma imagem diga muito mais que algumas palavras. Vejo muito desinteresse por parte de alguns professores, que querem expor seus trabalhos apenas com seus nomes estampados o mais visível possível dando apenas um titulo para a postagem, sem explicar o objetivo do trabalho, as fases ou algo do tipo.
    Um Grande aliado nosso para gerar mais visualizações é o facebook, pois tudo que publicamos em nosso blog compartilhamos o link no facebook da escola. Outro cuidado que temos é de não deixar o blog pesado, exemplo, uma foto de 4 MB compactamos para 1 MB ou até menos, isso explica um grande acesso mobile, pois nem sempre a internet disponível em aparelhos moveis tem uma boa velocidade.

    ResponderExcluir
  15. O blog da Escola professora Olívia Bastos tem como finalidade a divulgação de trabalhos e eventos realizados por professores e alunos. O Layout do blog é padronizado de acordo com o que o site oferece. Os textos postados são dentro da realidade da comunidade escolar, de fácil compreensão e descrevem as atividades postadas. O processo criativo que usamos para elaborar os textos publicados no blog são pensados na melhor forma para que os leitores tenham fácil compreensão dos projetos realizados.Mesmo com a divulgação em murais e em sala de aula há pouca visualização do blog, essa pouca visualização do blog ocorre devido a outras mídias serem mais atraentes e ágeis.A direção e coordenação incentivam o uso do blog com vários projetos realizados na Unidade escolar.Para o blog ser mais visitado e para que tenha um rendimento maior, temos alguns desafios para alcançar e superar, esses desafios são: divulgação do blog,alimentação periodicamente, incentivo aos professores e alunos e manter o blog ativo.

    ResponderExcluir
  16. A minha avaliação está postada no blog da escola em http://eebfp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. O Blog da Escola Manoel Vicente Gomes tem como finalidade divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas alunos e professores dentro da escola. Um Blog com Layout tradicional e fácil compreensão. Porém não é a rede social mais utilizada, professores e alunos acabam optando por outras redes sociais, onde todos estão conectados diariamente. Mesmo com incentivos frequentes para a utilização do mesmo ainda enfrentamos desafios a serem superados.

    ResponderExcluir
  18. O Blog da nossa escola tem por finalidade expor os trabalhos realizados pelos alunos com seus professores. Como também algumas datas comemorativas, com fotos e algumas vezes com texto escrito e divulgação de algum evento, como por exemplo a eleição do Grêmio Estudantil. Faço quase que semanalmente essas publicações.....

    ResponderExcluir