sexta-feira, 30 de maio de 2014

Atividade EAD 2ª Etapa

1) Leia o texto "A Produção de um texto publicitário radiofônico em ambiente escolar: Uma proposta de Mídia Educação", contido no Boletim Salto para o Futuro, p.25-32, publicado na postagem anterior deste Blog. Após a leitura comente nesta postagem sobre a importância desta prática e a possibilidade de realização em sua escola.

18 comentários:

  1. Ao ler o texto e também a partir dos conhecimentos adquiridos nos primeiros 2 encontros da formação Continuada “Recursos e Possibilidades na Gestão das Tecnologias Educacionais”, vejo o quão é rica a criação de uma rádio na escola. Na instituição em que trabalho possuímos os equipamentos necessários para criação da rádio, faltando apenas o espaço físico da mesma. Acredito que a atividade de montagem de uma rádio deveria ser um complemento das aulas ofertadas nas demais disciplinas, para não deixar a desejar o conteúdo proposto pelo currículo escolar. Para isso penso que deveria ser incluso num sistema integral, como por exemplo o Ensino Médio Inovador, que possuem uma carga horária maior e um leque maior de disciplinas, assim ao estar envolvidos neste projeto o aluno completaria seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

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  2. Aqui na escola na disciplina de informática do EMI colocamos conceitos e habilidades da produção radiofônica para a 2ª série. Contudo o rádio é meio de comunicação de massa e nesse sentido uma rádio apenas para o EMI não atende nem ao pressuposto de comunicação de massa, nem ao princípio de espaço democrático.
    Penso na rádio dentro da escola como um espaço diferenciado de aprendizado em comunicação e inclusão digital. Comunicação na medida em que possibilita e fomenta a construção do texto verbal e suas implicações. Inclusão digital na medida em que carece de habilidades com tecnologia para o funcionamento.

    Eu discordo da visão de rádio para completar as aulas. A produção de programas de rádio ou apenas gravações de áudio como ferramentas é uma possibilidade quando a escola e o professor tomam essa ideia como meta e legitimam no PPP, contudo a rádio escola que cabe (pelo menos para a EEBSJB) hoje, é a que visa a construção de um ambiente de difusão de informação e entretenimento, pois é esse formato que irá permitir que a escola (ainda alheia e sem consciência de integração de tecnologia) visione a potencialidade desse espaço.

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  3. O rádio hoje é uma tecnologia onde grande parte da população tem acesso, por ser uma tecnologia que surgiu a algum tempo e que muitos ouvem diariamente, nas escolas não é diferente, o rádio tem um potencial pedagógico muito grande e hoje é uma realidade em muitas escolas brasileiras, assim promovendo um espaço de aprendizado através da rádio, o uso desta tecnologia motiva os alunos para a leitura, proporciona o discurso e a produção escrita, além de estar propiciando a oportunidade de comunicação e representação do conhecimento.
    A utilização da rádio na escola vai além do entretenimento, isto é, desenvolve ações voltadas para o protagonismo dos alunos e para a preparação de futuros cidadãos, tudo aliado às propostas do Projeto Político-pedagógico de cada escola. Uma das vantagens do uso pedagógico da rádio é seu caráter social e difusão cultural.
    A rádio oferecer ao aluno a possibilidade de serem comunicadores e invertendo o seu habitual papel de receptor de informação na sala de aula. Na verdade, é importante que os alunos tomem consciência de que aquele é o seu espaço de ação, produção, competência e responsabilidade.
    Além de todos os benefícios o aluno desenvolve um espírito crítico com autonomia e capacidade criadora. Ao mesmo tempo em que aprende a produzir um programa de rádio, um roteiro, uma reportagem, uma notícia, uma entrevista, uma operação de áudio, aprende também a ser ouvinte, leitor habitual e um cidadão com capacidade crítica.
    Trazer a rádio para dentro da escola é a maneira mais simples, versátil e eficaz de se fazer educação, um jeito diferente de ensinar e aprender, com o uso das ferramentas da nova tecnologia empregadas na educação , fortalecendo os ecossistemas comunicativos dentro da escola, assegurando um espaço onde se cultive os valores éticos, a cidadania, o respeito e a formação de opiniões.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. É mais uma alternativa para o processo de ensino aprendizagem nas escolas, uma ferramenta muito interessante para desenvolver habilidades dos estudantes, como: escrita, leitura, fala, interação, integração, cooperação, imaginação e criatividade.
    Essa mídia vem para somar dentro do ambiente escolar, pois além dos pontos positivos citados, é um veículo de informação onde pode-se trabalhar com vários estilos de linguagem. Consequentemente, os estudantes ficam mais atualizados e despertam o senso crítico para a cidadania.
    Acredito que aqui onde eu trabalho fica um pouco difícil de aplicar esse tipo de mídia, devido não ser uma modalidade de ensino regular (CEJA), pois têm alunos que só fazem um módulo ou uma disciplina específica, ou seja, frequentam em um determinado período. Talvez seja possível aplicar dentro de uma turma exclusiva e não para toda escola.

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  6. Atualmente visualizamos várias tentativas de fazer o processo de ensino-aprendizagem acontecer. Através de novas ferramentas é que conseguimos alcançar um grupo em específico ou até mesmo toda uma comunidade. Cada escola tem um perfil, tem uma característica que define os meios de abordar o ensino.
    Em alguns lugares, o rádio na escola traz uma nova perspectiva de repensar a interação dos alunos com as disciplinas e os professores. Visualizando desta maneira, podemos considerar que o rádio na escola é uma boa iniciativa para determinadas escolas, que buscam unir ainda mais seus alunos, através de programas pensados e elaborador por professores e alunos, com conteúdo que agrade a todos.
    Vejo hoje o comprometimento dos professores como um dos principais problemas para a implementação de uma rádio na escola. Não seria a falta de interesse dos mesmo, porém o tempo disponível para conseguir criar e elaborar conteúdos para manter uma rádio funcionando semanalmente. Este deve ser um processo elaborado entre os professores da unidade escolar, onde juntamente assumirão a responsabilidade de ao preparar suas aulas selecionar algo interessante para disponibilizar para a rádio.
    Em minha escola temos todos os materiais disponíveis para iniciarmos uma rádio, o que nos falta no momento é um espaço reservado a mesma. Entretanto o interesse está presente e assim que as condições forem favoráveis iniciaremos uma rádio escolar.

    Mailson Kreidlow

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  7. Confrontando as duas realidades, texto "A Produção de um texto publicitário radiofônico em ambiente escolar: Uma proposta de Mídia Educação" e o que já foi debatido nos primeiros encontros desse curso, vejo que fazer Rádio não é apenas leituras ou músicas relaxantes durante os intervalos escolares, mas sim elaborar um projeto radiofônico destinado a toda a comunidade escolar. Vejo também que não é preciso um espaço muito amplo, pois uma simples "cabine" já dá para desenvolver as atividades que serão apresentadas pela rádio escolar. A importância de uma rádio é fundamental e insubstituível por qualquer outra atividade pedagógica, pois o aluno não só lê e vê, também ouve o resultado de seu trabalho desenvolvido na sala de aula.

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  8. O material estudado aborda a produção de um texto publicitário radiofônico em ambiente escolar como uma importante metodologia de mídia na educação.
    O rádio pode ser considerado o veículo de comunicação de maior alcance, talvez por fazer parte da vida das pessoas a muito tempo, por ter características próprias e, também pela praticidade. É importante destacar que diversos gêneros de programas podem ser encontradas nas emissoras de rádio.
    Através do rádio pode ser trabalhado:

    - a expressão oral;
    - o incentivo a pesquisa;
    - o gosto pela leitura;
    - o desenvolvimento da imaginação;
    -a visão crítica;
    - o exercício da cidadania, além de atividades práticas.
    Sendo assim, o rádio enquanto ferramenta pedagógica possui potencial educativo, contribuindo no processo ensino-aprendizagem.


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  9. Vejo que com uma rádio na escola podemos adquirir muito conhecimento, e de tal forma terá certas vantagens com a mesma:
    * EXPRESSÃO ORAL: Um dos pontos indiscutíveis na produção radiofônica, com os alunos que falam ao microfone e com aqueles que usam gravador para fazer entrevistas;
    * INCENTIVO À PESQUISA E GOSTO PELA LEITURA: Para coletar as informações que serão divulgadas, é necessário pesquisar em diversos suportes, seja para escolher os assuntos, para preparar as entrevistas ou acrescentar outros pontos de vista;
    *VISÃO CRÍTICA À REALIDADE E À MÍDIA: Como um dos conceitos básicos do jornalismo é a pluralidade de idéias, os alunos precisarão ouvir vários pontos de vista para compor suas matérias. Além disso, a produção ou a realização de exercícios de escuta radiofônica despertam um outro olhar ao meio de comunicação;
    O rádio como instrumento didático, propõe a aproximação de professores e alunos de uma nova forma de ensino-aprendizagem. Assim a utilização do rádio, como forma de revisão, em sala de aula, pode ser um auxílio ao professor, chamando mais a atenção do aluno ao conteúdo proposto e diminuindo, assim, as dificuldades.
    No surgimento do rádio no Brasil em 1922, vivia-se um outro contexto social totalmente diferente da realidade atual. Na época não havia tantas opções de recursos a serem utilizados/ ouvidos e, portanto, a procura era permanente, já que era um meio de atingir a população como forma alternativa e de resgate da cidadania..
    Hoje mesmo com tantos recursos tecnológicos existentes o rádio continua sendo uma ferramenta de comunicação muito usada principalmente pela população ribeirinha e interiorana de todo o Brasil. A informação chega mais rápido e fácil a eles.
    É importante lembrar que naquela época existia a rádio novela que, era um programa muito ouvido por todos, infelizmente com as novas tecnologias esse programa perdeu sua utilidade, porém, vale ressaltar que é uma importante atividade a ser utilizada em sala de aula com os alunos, pois possibilita a criatividade e o desenvolvimento de idéias, assim com, vivenciar um pouco da história real do rádio.
    Percebe-se que as poucas escolas que já dispõe de uma rádio interna realiza um trabalho de comunicação mais pratica já que ele oportuniza a realização da prática oral entre os alunos, assim como oportuniza a criatividade de forma mais significativa. São recursos dessa natureza que as escolas precisam também inserir no seu contexto escolar facilitando assim, o processo ensino aprendizagem.

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  10. Uma rádio na escola é mais uma forma de entretenimento e informação para os alunos, pois hoje é uma tecnologia que atinge uma grande população e termos uma rádio em nossa escola, onde os alunos possam se informar sobre acontecimentos do mundo e discutir a relevância de abordá-los na escola é um exercício de cidadania. Despertando assim a responsabilidade, o trabalho em equipe, a hierarquização das informações, incentivo à pesquisa dentre outras atividades.
    Com programas de rádios produzidos pelos alunos ou até mesmo por professores, a criação de uma rádio escolar promove e contribui para a melhoria da convivência. Paralelamente o participante do projeto desenvolve competência comunicativas de leitura, comunicação oral e escrita, estimulando o trabalho colaborativo e cooperativo entre os alunos.
    Em nossa escola não temos ainda o material necessário para iniciarmos uma rádio, porém nosso diretor demonstrou grande interesse de no próximo ano ser instalada.

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    1. Eu concordo com você quando diz que o rádio é um forma de entretenimento e comunicação. Mas em um contexto de uso relacionado a educação a produção radiofônica deve necessariamente envolver uma proposta de aprendizagem norteada pelo currículo que a escola vive.
      Uma experiência que ilustra muito bem o uso significativo e educacional do rádio é a dos cursos de pós-graduação em EaD do IFSC: utilizando uma organização de tempo em semanas os professores gravam para cada semana um programa de webradio.
      Claro que devemos levar em conta a estrutura do IFSC, mas não podemos esperar que nossos projetos comecem grandes.
      Contudo, em escola onde educomunicação ainda não tem voz novamente eu concordo com você que as rádios de entretenimento são uma ótima pedida para começar esse movimento.

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  11. A rádio escolar está diretamente relacionada com a utilização da mídia rádio no desenvolvimento da aprendizagem e da transformação dos professore e alunos da condição de consumidores da informação à categoria de produtores.
    A rádio escolar visa a promoção e a socialização entre os alunos, a ampliação do universo vocabular, a valorização da programação radiofônica, proporcionando a consciência crítica, a percepção auditiva, a concentração, as diferenças de linguagem e a socialização de saberes.
    Mais apesar de todas estas vantagens que a radio poderia trazer para escola não se vê interesse implantar na minha escola.

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    1. É o que a gente sempre conversa: Se o maior desafio é atender as demandas da escola, a maior dor de cabeça é promover as mudanças e o contrário também.

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  12. Da leitura do texto “Recursos e Possibilidades na Gestão das Tecnologias Educacionais”, dos encontros promovidos pelo NTE-Brusque deste ano e outros textos da internet, percebi o quanto se pode enriquecer o processo difusão de informações, interação e entretenimento do aluno na escola. Na EEB Feliciano Pires não dispõe de estrutura montada de uma rádio na escola, mas não seria muito oneroso os investimentos para a infraestrutura da mesma, visto que a escola possui uma boa mesa e duas caixas de relativamente potentes. Hoje vejo outras as dificuldades para a implantação de uma rádio na escola, quais sejam:
    1 – Participando como membro do Conselho Deliberativo da APP vejo que a escola carece de espaço físico até para salas de aula. Certamente que criar um espaço para a rádio envolveria tirar espaço de outra atividade já existente na escola, ou ainda envolveria um investimento grande para construir este novo espaço, fato que seguramente não teria a concordância da APP e Conselho Deliberativo;
    2- Vejo como sendo o grêmio estudantil que se envolveria com a rádio, entretanto esta entidade não tem função ativa na escola
    Claro que algumas outras barreiras necessitariam serem rompidas, tais como a cultura de uma rádio estudantil e o suporte necessário para o treinamento dos alunos de maneira aos alunos adquirirem conceitos e habilidades para a produção de matéria radiofônica.

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  13. Aqui na Escola Manoel Vicente Gomes, através de projetos do Programa Mais Educação já disponibilizamos do Projeto Rádio na Escola, sem dúvida uma prática pedagógica riquíssima, que promove continuamente a interação e motivação dos alunos pela busca do conhecimento, de acontecimentos e informações, para que assim eles sempre tenham algo a mais para dividir com os demais colegas da escola. E sem esquecer de ressaltar que a aprendizagem é continua , a expressão oral, a escrita, o senso crítico e o incentivo a leitura são práticas pedagógicas, desenvolvidas em momentos de descontração e lazer.

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  14. A utilização da Mídia rádio na educação proporciona aos professores e alunos uma melhor estrutura de informação e comunicação além de estimulo aos alunos, pois podem desenvolver a criatividade em relação aos conteúdos. A criação dos conteúdos para a rádio promove trabalho em grupo onde o aluno aprende a falar ouvir e respeitar o outro.
    Na E.E.B Francisco de Araújo Brusque, não há espaço físico para uma rádio, porem temos os equipamentos básicos necessários, almejando espaço para montar o mais breve possível.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. A mídia rádio escola pode se constituir como um espaço onde a motivação tão esperada no processo de ensino e aprendizagem se realize.
    O trabalho se dá de forma coletiva, os temas são planejados de acordo com o direcionamento das atividades escolares e realiza-se com a participação dos educandos e de todo corpo da escola.
    Na E.E.B. Monsenhor Gregorio Locks há uma rádio que era conduzida pelo Grêmio Estudantil, mas por falta de alguns recursos encontrou-se inativa durante o ano letivo.

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