sexta-feira, 30 de maio de 2014

Material Curso Professores Orientadores Tecnologias

4 comentários:

  1. O rádio hoje é uma tecnologia onde grande parte da população tem acesso, por ser uma tecnologia que surgiu a algum tempo e que muitos ouvem diariamente, nas escolas não é diferente, o rádio tem um potencial pedagógico muito grande e hoje é uma realidade em muitas escolas brasileiras, assim promovendo um espaço de aprendizado através da rádio, o uso desta tecnologia motiva os alunos para a leitura, proporciona o discurso e a produção escrita, além de estar propiciando a oportunidade de comunicação e representação do conhecimento.
    A utilização da rádio na escola vai além do entretenimento, isto é, desenvolve ações voltadas para o protagonismo dos alunos e para a preparação de futuros cidadãos, tudo aliado às propostas do Projeto Político-pedagógico de cada escola. Uma das vantagens do uso pedagógico da rádio é seu caráter social e difusão cultural.
    A rádio oferecer ao aluno a possibilidade de serem comunicadores e invertendo o seu habitual papel de receptor de informação na sala de aula. Na verdade, é importante que os alunos tomem consciência de que aquele é o seu espaço de ação, produção, competência e responsabilidade.
    Além de todos os benefícios o aluno desenvolve um espírito crítico com autonomia e capacidade criadora. Ao mesmo tempo em que aprende a produzir um programa de rádio, um roteiro, uma reportagem, uma notícia, uma entrevista, uma operação de áudio, aprende também a ser ouvinte, leitor habitual e um cidadão com capacidade crítica.
    Trazer a rádio para dentro da escola é a maneira mais simples, versátil e eficaz de se fazer educação, um jeito diferente de ensinar e aprender, com o uso das ferramentas da nova tecnologia empregadas na educação , fortalecendo os ecossistemas comunicativos dentro da escola, assegurando um espaço onde se cultive os valores éticos, a cidadania, o respeito e a formação de opiniões.

    ResponderExcluir
  2. O rádio continua sendo uma ferramenta para entreter, informar, educar... Mesmo já se passando nove décadas.
    Inserir uma rádio no ambiente escolar traz muitos benefícios, principalmente ao aluno. Mas no momento a Escola João XXIII não possui todos os recursos necessários para a execução, apesar de a anos atrás ter tido em funcionamento a rádio na escola.

    ResponderExcluir
  3. O rádio tem uma finalidade muito importante no espaço escolar. Com certeza os alunos se envolveriam nesse projeto que está sendo cogitado no Grêmio Estudantil. Falta ainda arrecadar fundos para implantar. Os benefícios são muitos, envolve a escrita, oratória e a participação diária com notícias... .

    ResponderExcluir